A técnica da caixa para relaxar em 5 minutos

Mais de uma vez, quando sentir o fôlego de ansiedade, você terá parado de respirar profundamente 10 vezes. Nada mal, mas existem técnicas um pouco mais sofisticadas e eficazes.

A técnica da caixa foi projetada por Mark Divine. É simples e fácil de aprender, mas poderoso. Seu objetivo é recuperar a calma o mais rápido possível em situações estressantes. Limpa a mente, relaxa o corpo e melhora a concentração.

A TÉCNICA PARA RELAXAR COM O TRUQUE DA CAIXA PASSO A PASSO

Ele foi projetado para que você possa praticá-lo em qualquer lugar, por exemplo, no escritório, no ponto de ônibus, em um engarrafamento, em um parque ou enquanto espera na fila.

A caixa não é uma caixa real. Trata-se de imaginar uma caixa ou um quadrado simples e seguir os próximos passos (cada um corresponde a um lado da caixa).

  • Sente-se com as costas retas, os pés apoiados no chão e o pescoço esticado e relaxado. Você pode sentar no chão, com as pernas cruzadas ( a pose de lótus, que é usada para meditação) , se você se sentir confortável. Se você não tiver outra escolha, pode fazê-lo em pé.
  • Fecha os olhos. Exiba o lado superior da caixa ou quadrado. Retire o ar dos pulmões enquanto conta lentamente até quatro.
  • Vá para visualizar o lado direito do quadrado e inspire enquanto conta sem pressa até 4. Sinta os pulmões se encherem. Traz o ar para a parte inferior (parece que o estômago incha, não o peito).
  • Agora você está no lado inferior do quadrado. Segure o ar por 4 segundos. Não aplique tensão nos lábios ou nariz. Você só precisa ficar 4 segundos sem respirar.
  • Visualize o lado esquerdo da caixa ou quadrado e expire lentamente em 4 segundos.
  • Você está no lado superior novamente. Fique sem ar por 4 segundos.

Fique calmo e concentrado com um simples exercício

Tome pelo menos 3 quadrados ou pratique por 5 minutos. Para alcançar os melhores resultados, é recomendável respirar todos os dias por 10 a 20 minutos, sempre ao mesmo tempo, e faça 2 ou 3 minutos sempre que achar que vai perder a paciência ou ficar sobrecarregado.

Se o exercício não for fácil para você, reduza de 4 a 3 segundos a cada passo. À medida que o achar acessível, você poderá manter cada fase por 6 segundos.

QUE EFEITOS PRODUZ?

A técnica da caixa oferece tranqüilidade, que é o reflexo de uma série de alterações fisiológicas no corpo: diminui a secreção de hormônios do estresse, como cortisol, a pressão arterial é reduzida, as tensões musculares são diminuídas, a atividade é modificada cérebro elétrico e melhora o funcionamento do sistema imunológico.

Se você gostou desta técnica, poderá explorar o vasto território do pranayama, o yoga da respiração, e aprenderá dezenas de técnicas.

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