Como reduzir rugas no rosto?

Você começou a notar mudanças repentinas em seu rosto desde os 40 anos? Mesmo sendo mais jovem, deseja prevenir o envelhecimento prematuro da pele? Bem, as rugas são os primeiros e mais visíveis sinais de envelhecimento. Quando a pele fica seca, pode causar o aparecimento de linhas finas com o envelhecimento, especialmente ao redor dos olhos, boca e entre as sobrancelhas.

Mas não se preocupe! Embora seja muito natural que a sua pele desenvolva rugas com a idade, você pode retardar sua aparência e também diminuir as existentes com os cuidados certos. Vamos descobrir como.

O que causa rugas no rosto?

Como parte do processo de envelhecimento, as rugas são formadas onde o movimento muscular é frequente. Eles também são o resultado da diminuição gradual das fibras que fornecem a textura flexível e firme à pele. Aqui estão algumas das principais causas das rugas faciais:

1. Pele envelhecida

Quando envelhecemos, as células da pele ficam mais lentas e as camadas superior e média da pele começam a ficar mais finas. A derme ou camada intermediária possui grande quantidade de elastina e fibras de colágeno que conferem firmeza à pele. Com a idade, essa rede de fibras se solta e causa rugas.

A capacidade da pele de reter a umidade, curar feridas ou queimaduras solares e secretar óleo também diminui. Isso também contribui para o aparecimento de rugas no rosto.

2. Fumar

Nossa pele, sendo o maior órgão do corpo, se regenera o tempo todo. O colágeno antigo se quebra e o novo colágeno toma seu lugar. Um dos efeitos colaterais do tabagismo, segundo os pesquisadores, é a redução da produção de novo colágeno. A falta de novo colágeno também causa rugas.

3. Músculos faciais

Quando rimos ou franzimos a testa, ou mesmo apertamos os olhos, rugas são formadas devido às contrações dos músculos abaixo. Essas expressões faciais frequentes fazem com que essas rugas se tornem mais visíveis à medida que envelhecemos.

4. Danos solares

Uma das principais causas das rugas é a exposição aos raios ultravioleta do sol, que podem até levar ao envelhecimento precoce. Os raios UV quebram as fibras de colágeno e levam à produção de uma enzima chamada metaloproteinase, que refaz o colágeno.

Durante o processo, no entanto, algumas fibras de colágeno saudáveis ​​são danificadas, resultando na formação desorganizada de fibras. Então, quando esse processo de reconstrução desorganizado ocorre repetidamente devido à exposição ao sol, rugas são formadas.

Como remover rugas do rosto?

Existem vários fatores que você pode fazer para acabar com as rugas, mas antes de tentar tratamentos agressivos, recomendo que faça uso do suplemento rejuvenescedor bottox shake que é um shake a base de colágeno que funciona muito bem para rejuvenescer.

1. Opções cirúrgicas e não cirúrgicas

Existem várias opções cirúrgicas e não cirúrgicas disponíveis no mercado hoje para quem deseja minimizar o aparecimento de rugas no rosto. Listamos alguns dos mais populares:

A. Dermoabrasão

A dermoabrasão, também é conhecida como alisamento cirúrgico da pele. É um procedimento realizado geralmente por um cirurgião plástico ou dermatológico. Aqui, um instrumento especializado é usado para ‘lixar’ a pele – uma ação que remove a camada superior da pele, o que dá ao rosto uma aparência mais lisa com menos rugas visíveis.

B. Terapia a laser

Um tratamento facial a laser para apagar manchas menores, como manchas de sol, reduzir a aparência de poros abertos e remover o embotamento epidérmico é bastante popular. O procedimento envolve o movimento de uma varinha de laser em todo o rosto para iluminar a pele e ter uma aparência mais jovem.

C. Botox

A injeção de toxina botulínica (botox) ainda é a mais popular entre os tratamentos não cirúrgicos. O Botox é injetado na pele, o que relaxa os músculos faciais e reduz as rugas e linhas, fazendo você parecer mais jovem.

D. Peelings Químicos

Este procedimento envolve a remoção da pele velha com a ajuda de um peeling químico. Novas camadas de pele crescem no lugar da pele velha, dando a você uma aparência mais jovem. Estes são eficazes para reduzir linhas e rugas profundas, cicatrizes de acne e danos extensos do sol.

E. Facelift

Este é um procedimento cirúrgico em que o cirurgião plástico levanta e puxa a pele do rosto para torná-la mais firme e eliminar a flacidez.

F. Fillers

Preenchimentos injetáveis ​​para dar a você uma pele mais firme e mais jovem são uma boa opção para quem não quer fazer uma cirurgia plástica.

G. Liquid Face Lift

Este é um procedimento não cirúrgico em que géis injetáveis ​​são usados ​​como preenchimento para reduzir as rugas e dar um lifting sutil ao rosto, proporcionando uma aparência mais jovem e suave. Seus efeitos podem durar até dois anos.

2. Cremes anti-rugas de venda livre (OTC)

Existem vários cremes anti-rugas disponíveis no mercado. A maioria dos bons inclui ingredientes como CoQ10, peptídeos, extratos de chá verde, vitaminas A e C e alfa-hidroxiácidos. Alguns até usam óleos essenciais e FPS.

3. Tópicos de vitamina C e retinóides de vitamina A

A vitamina C, com seu alto conteúdo de antioxidantes, e retinóides, que são derivados da vitamina A, são normalmente encontrados na maioria dos cremes anti-envelhecimento.

Foi comprovado que a aplicação regular de um creme contendo retinol e vitamina C reduz o aparecimento de linhas finas e rugas, pois os retinóides aumentam a produção de colágeno. Retinóides reduzem linhas finas e rugas, aumentando a produção de colágeno.

4. Remédios caseiros

A prevenção é a melhor maneira de evitar as rugas. Se você iniciar um regime de cuidados com a pele quando estiver na casa dos 20 anos, poderá ver os resultados mesmo três décadas depois. Ingredientes naturais e alguns óleos essenciais são a melhor maneira de parecer jovem:

Uma massagem

Em casa, você pode massagear o rosto com um hidratante ou um óleo essencial para estimular o fluxo sanguíneo para o rosto. Sempre massageie para cima, especialmente no pescoço e na área acima da linha do queixo. Massageie as bochechas e a testa com movimentos circulares suaves.

B. Óleos Essenciais

Os óleos essenciais que ajudam a reduzir o aparecimento de rugas com o uso regular incluem óleos de romã, limão, ylang-ylang, alecrim, sândalo e lavanda. O óleo de coco extra virgem também é uma opção muito boa para reduzir as rugas.

C. Clara de ovo

A clara do ovo contém proteínas que podem ajudar a enrijecer a pele e têm propriedades hidratantes que podem prevenir linhas finas na pele seca. Também ajuda a fechar os poros abertos e reduzir o tamanho dos grandes. Você pode aplicá-lo diretamente no rosto ou fazer uma máscara com outros ingredientes.

D. Aloe Vera

Conhecido por seus benefícios desde tempos imemoriais, o extrato de aloe vera auxilia no aumento da produção de colágeno na pele.

Isso, por sua vez, ajuda a reduzir os sinais visíveis de envelhecimento, pois melhora a elasticidade da pele. Aloe vera também contém aminoácidos essenciais e vitaminas B e C, que podem ajudar a combater os radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento.

E. Máscara de Banana

As bananas são uma fonte conhecida de vitaminas A, B e E, bem como de potássio. Os antioxidantes presentes nas bananas podem atrasar os sinais de envelhecimento. Amasse uma banana e misture com uma colher de mel, que é um hidratante natural. Aplique em todo o rosto e pescoço e deixe por 20 minutos.

F. Alimentos Saudáveis

Se você comer alimentos que retardam o envelhecimento, os efeitos aparecerão em sua pele. Frutas como mamão, mirtilo e romã; vegetais como espinafre, pimentão vermelho, brócolis e abacate também previnem o aparecimento de rugas. Frutas secas, principalmente amêndoas, possuem vitamina E que retarda o envelhecimento.

G. Exercícios faciais

Existem vários exercícios faciais que você pode fazer para tratar as rugas em áreas específicas do rosto. De exercícios para reduzir pés de galinha e linhas de expressão, para suavizar a sobrancelha e levantar o pescoço, você pode fazer esses exercícios para reduzir rugas e linhas de expressão.

As rugas podem ser evitadas?

Para prevenir o aparecimento de linhas finas e rugas, deve-se evitar fumar, beber álcool, dormir tarde e ficar ao sol sem proteção adequada. Comer a comida certa e evitar alimentos gordurosos e fritos também ajuda a manter a pele livre de manchas.

Onde aparecem as rugas?

As rugas podem aparecer em todo o rosto, embora sejam mais visíveis quando aparecem ao redor dos olhos, pescoço, bochechas e testa. Geralmente aparecem onde o movimento dos músculos faciais é mais frequente. É assim que eles aparecem:

1. Rugas na testa

Geralmente aparecem como linhas horizontais na testa ou como linhas de expressão verticais entre as sobrancelhas. As linhas horizontais são o resultado de levantar frequentemente as sobrancelhas. Quando você franze a testa, as sobrancelhas se juntam e as linhas que se formam ao fazer isso se tornam rugas conforme você envelhece.

2. Rugas no pescoço

O pescoço é uma zona delicada e com a idade a pele começa a secar e formar rugas. Geralmente são horizontais. Eles se tornam mais proeminentes com a idade, pois a pele do pescoço começa a fluir, fazendo com que as linhas pareçam estrias.

3. Rugas nos olhos

Eles tendem a aparecer primeiro. Quer você aperte os olhos ao sol ou enquanto fuma, linhas conhecidas como pés de galinha aparecem nos cantos dos olhos. A área abaixo dos olhos também tende a enrugar, pois a pele é muito fina e delicada. Uma forma de evitá-los é evitar esfregar os olhos com frequência; e usando um creme sob os olhos.

4. Rugas nos lábios

As linhas ao redor dos lábios geralmente são as últimas a aparecer. No entanto, se você fuma, o movimento de franzir ao sugar o cigarro pode causar linhas verticais finas ao longo do lábio superior.

Quando consultar um médico?

Você pode consultar um dermatologista se desejar optar por um tratamento cirúrgico ou não cirúrgico para reduzir o aparecimento de linhas finas e rugas. Como alternativa, se você tiver coceira ou pele seca e precisar de cremes tópicos medicamentosos que podem ajudar a reduzir as rugas, consulte um médico.

Embora as rugas no rosto e pescoço sejam uma parte inevitável do envelhecimento, com o tipo certo de cremes tópicos, o uso de ingredientes naturais e, se necessário, o uso de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos pode mantê-los afastados. Deixe-nos saber o que o ajudou em sua jornada anti-envelhecimento.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *